quarta-feira, 27 de julho de 2011

Se a campanha de vacinação foi prorrogada, por que não prorrogaríamos a nossa ação de verificação dos cartões de vacina?

Mais uma vez a equipe Maravilha entrou literalmente em ação.
Depois das agentes Janaína e Letícia se unirem para fazerem uma varredura na microárea 02, chegou a vez de realizarem a mesma ação na microárea 05.
É como diz aquele velho ditado:
_ A união faz a força.
Enquanto a ACS Letícia Pires ia chamando a atenção dos moradores da microárea 05 (Rua Morada Nova), a ACS Janaína Mendes ia se preparando para conferir os cartões de vacina.

Desta vez a responsabilidade de anotar tudo era da ACS Janaína, já que esta segunda fase da ação da dupla acontecia em sua própria microárea.

E enquanto uma continuava a andar por outra rua, pedindo que os pais ou reponsáveis trouxessem até ao portão os cartões dos seus filhos, a outra aguardava um por um de porta em porta.

A Secretaria de Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra o sarampo até o próximo dia 30. Iniciada em 18 de junho, ela terminaria dia 22 de julho. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, têm usado o twitter para divulgar a notícia. Cabral postou mensagens convocando a população a levar as crianças de até seis anos para vacinar contra a doença: “Apenas 72% das crianças de 1 a 7 anos incompletos foram vacinadas no nosso estado. Mateus, meu filho mais novo, já se vacinou. Pais, não percam essa oportunidade e levem seus filhos pra vacinar contra o sarampo”, escreveu ele.


Em sua página na rede social, o secretário de Saúde disse: “Olá. Boa noite. Já levaram seus filhos para vacinar contra o sarampo?” E complementou: “Repito: a campanha de vacinação contra o sarampo vai até dia 30. Corra! Leve seu filho”.


País não tem registro do problema há mais de dez anos
Há mais de 10 anos, o país não tem registro da doença, por isso, segundo as autoridades estaduais, é importante atingir a cobertura vacinal total no Estado do Rio.  De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Otávio Chieppe, a doença pode causar várias complicações, como pneumonia e outras infecções.



- O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Quem não foi vacinado pode contrair a doença apenas pela proximidade com um paciente infectado - disse.


Até agora, 898.062 mil crianças foram vacinadas no estado, o que corresponde a apenas 72,66% do público-alvo de cerca de 1.235.980 crianças esperadas.
Portanto não se esqueçam, dia 30 de julho será o último dia desta campanha.
Esperaremos vocês na C.F.O.E..

Nenhum comentário:

Postar um comentário